sábado, 21 de novembro de 2009

Produtores, consumidores e decompositores



Os seres vivos que compõem um ecossistema são denominados componentes bióticos e seu conjunto é denominado biota ou biocenose. Eles se organizam em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.


As plantas são a base da cadeia alimentar.
Produtores ou autótrofos

Os produtores ou autótrofos são organismos capazes de fabricar seu próprio alimento. Na natureza, os principais produtores são as plantas e as algas. As substâncias que esses seres vivos produzem por meio da fotossíntese são indispensáveis para sua nutrição e também para a nutrição dos seres vivos que não fazem fotossíntese ou não são produtores.


Fique ligado!
Em todos os ecossistemas, há organismos que dependem das plantas para sobreviver. Por exemplo: na copa de uma árvore, insetos comem folhas ou sugam o néctar das flores. Larvas de moscas (bicho-da-fruta) e passarinhos comem os frutos. No solo, sob a árvore, insetos e microorganismos alimentam-se de folhas, flores e frutos que caem. Todos esses seres vivos estão ingerindo substâncias que a árvore produziu com a fotossíntese.

Consumidores ou heterótrofos

São os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. Por isso se alimentam dos produtores ou de outros consumidores. Os consumidores podem ter vários nomes de acordo com o tipo de alimento que consomem. Veja os seguintes exemplos:

Tipos de consumidoresDo que se nutremExemplos
Herbívorosplantasgafanhoto, preá, capivara
Carnívoros carnede outros animais onça, leão, gavião
Onívorosplantas e animaishomem, lobo-guará
Hematófagossanguepernilongo, carrapato
Insetívorosinsetostamanduá e algumas espécies de pássaros
Detritívorosdetritos vegetais e animaiscertos tipos de caramujo

Os animais herbívoros são os primeiros a consumir a matéria orgânica produzida pelas plantas. Por isso são chamados de consumidores primários. Quando um animal carnívoro nutre-se de um herbívoro, ele é classificado como um consumidor secundário. Outros carnívoros alimentam-se de consumidores secundários. Eles são os consumidores terciários. Os consumidores quaternários são aqueles que se alimentam dos terciários. Cada um desses níveis – primário, secundário, terciário – é chamado de nível trófico.

Fique ligado!
Cadeia alimentar é o caminho que a matéria orgânica segue desde os produtores até os decompositores, passando pelos consumidores.
Decompositores

São os organismos que se nutrem de restos de plantas e animais mortos. Compreendem as bactérias e os fungos, que atuam como verdadeiras "usinas processadoras de lixo": decompõem organismos mortos, transformando-os em substâncias simples (sais, gases e água). Essas substâncias podem ser reaproveitadas pelos produtores. A ação decompositora permite a reciclagem de matéria orgânica e impede que o planeta fique recoberto por uma camada orgânica morta – fato que poderia comprometer a existência da vida na Terra. Nas cadeias alimentares que ocorrem nos ecossistemas aquáticos, o nível trófico dos produtores é ocupado pelo fitoplâncton (algas microscópicas). Os consumidores primários estão representados por minúsculos animais, freqüentemente microscópicos, como microcrustáceos, larvas de insetos, protozoários e outros, que formam o zooplâncton. Os consumidores secundários são pequenos peixes que devoram os consumidores primários. No nível dos consumidores terciários, estão animais maiores – peixe, cetáceos, aves predadoras de peixes e, muitas vezes, até o próprio homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário