sábado, 21 de novembro de 2009

Dengue

Afinal, o que é dengue?



O Aedes aegypti pode ser identificado pelas manchas brancas no corpo.
Todo ano, nessa época, a história se repete: campanhas e mais campanhas contra a dengue, panfletos, casos da doença que se multiplicam. Saiba o que é essa doença e o que ela causa.

Todo cuidado é pouco

A dengue é uma doença causada por um vírus do gênero flavivírus. Entre seus principais sintomas estão febre alta por vários dias, dores de cabeça e nos olhos, náuseas, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Esse mesmo vírus causa a dengue hemorrágica, versão mais potente da doença, que pode levar à morte. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum, mas depois de alguns dias acontecem sangramentos – principalmente no nariz, nas gengivas e no tubo gastrintestinal –, queda da pressão sangüínea e alternância de estados de sonolência e irritação. É impossível saber se uma pessoa infectada vai desenvolver dengue comum ou hemorrágica, mas pessoas que já contraíram a doença uma vez têm maiores chances de desenvolver dengue hemorrágica ao serem novamente contaminadas. Por isso, todo cuidado para evitar a doença é pouco.


As larvas do mosquito se desenvolvem em água parada e limpa.
Mosquitinho leva-e-traz

Uma pessoa contaminada pela dengue não transmite a doença para outras pessoas diretamente. Quem passa o vírus de uma pessoa para outra é um mosquitinho chamado Aedes aegypti (a pronúncia correta é "Edes egípti"). Ao picar uma pessoa doente, o mosquito bebe o sangue contaminado com os vírus. Na próxima refeição, ele deixa o vírus em uma pessoa sadia, espalhando a doença. Se não tiver mosquito, o vírus não passa para outras pessoas, correto? Sim. Por isso, todas as campanhas de controle da dengue têm um único objetivo: destruir o Aedes aegypti. Parece fácil, mas na prática a situação está cada vez mais grave. O número de mosquitos aumenta a cada dia e, com ele, o número de casos da doença em várias cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário