sábado, 21 de novembro de 2009

Arma secreta: aquele cafezinho




Na falta de uma vacina preventiva, a única maneira de evitar a dengue é prevenir a picada. E na guerra ao mosquito vale tudo: areia nos vasos, tampa na caixa d'água e – acredite se quiser – borra de café.

Um cafezinho para o mosquito


A borra de café – aquele pó molhado que fica no coador – é uma excelente
arma na luta contra o mosquito da dengue.
Sabe aquele pó que sobra depois que sua mãe côa o cafezinho da manhã? Ele pode ser mais uma arma eficaz no combate ao mosquito da dengue. A descoberta foi feita no final de 2001, pela bióloga paulista Alessandra Laranja, aluna de doutorado do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em São José do Rio Preto. Alessandra faz parte da equipe orientada pela professora Hermione Bicudo que, há algum tempo, estuda os efeitos da cafeína em vários tipos de animais. Quando os testes foram feitos com as larvas do Aedes aegypti, qual não foi a surpresa quando a pesquisadora percebeu que os futuros mosquitinhos morriam intoxicados pela cafeína. Qual foi a conclusão? Se dissolvermos borra de café – exatamente o pó molhado que sobra depois que o café é coado – na água parada, o mosquito não consegue sobreviver.



Para que a borra de café tenha efeito contra o Aedes aegypti, é importante seguir as medidas recomendadas e refazer a mistura a cada semana.
Na concentração certa

A borra de café pode ser usada com eficácia no pratinho de todos os vasos de casa, sem danificar as plantas. Também pode ser espalhada sobre a terra do vaso, porque até mesmo uma fina película de água pode servir de "ninho" para os ovinhos do mosquito da dengue. Mas para que esse "remédio caseiro" funcione, é fundamental que a borra de café seja utilizada de maneira correta e na medida certa. "Não queremos servir cafezinho para o Aedes, queremos intoxicá-lo", lembra a professora Hermione. A quantidade de borra varia de acordo com a quantidade de água que se acumula.


Siga as instruções:

• para cada copo de água acumulado, coloque quatro colheres de sopa de borra de café. Espalhe a borra no prato ou sobre a terra. A água acumulada vai dissolver a substância e se tornará imprópria para o crescimento das larvas.

• nova borra deve ser colocada a cada semana.

Nada de água parada

Apesar da eficácia comprovada pelas pesquisas, a borra de café não deve substituir as medidas utilizadas normalmente no controle à dengue. Apenas servir como complemento - em um vaso que precisa de muita água, por exemplo, você deve usar a borra de café. Caso contrário, a melhor atitude é esvaziar os pratinhos e enchê-los de terra ou areia. Veja o que mais precisa ser feito e cheque se sua casa ou sua escola não são "maternidades de Aedes":

O método mais recomendado
no combate ao mosquito ainda é o uso de areia nos pratos de todos os vasos.
• Não deixar acumular água em vasos, pratos e jarros de plantas.

• Não deixar jogados objetos que possam acumular água, como latas, copos e embalagens plásticas.

• Deixar garrafas e frascos vazios de cabeça para baixo.

• Deixar pneus velhos em local seco e protegido da chuva.

• Manter latas de lixo tampadas e secas.

• Manter caixas d'água, cisternas e outros reservatórios de água bem fechados, sem frestas, impedindo a entrada do mosquito.

• Trocar a água dos animais diariamente e lavar os recipientes com escova ou bucha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário